sábado, 30 de agosto de 2008

Cozinha é alquimia, é feitiçaria

Dizem que cozinhar é alquimia, uma espécie de feitiçaria onde os ingredientes são pensados, quantificados e combinados entre si e temperados com sentimento. Assim, quem come pode experimentar sensações mágicas e inesquecíveis, de prazer ou desconforto. A comida tem a capacidade única de nos transportar para momentos distantes, de nos apresentar culturas, de matar saudades, de apaziguar corações…
Pois é, hoje apeteceu-me falar de gastronomia e do melhor restaurante do mundo. El Bulli fica aqui mesmo ao lado, em Espanha, a poucos quilómetros da localidade de Roses.
Mas não pense que é fácil conseguir mesa neste famoso restaurante. Se quiser lá ir, terá de esperar pelo menos um ano, devido à grande lista de espera e por só estar aberto de Abril a Setembro. Só são atendidos 45 clientes por dia, devido à dificuldade de elaboração de cada prato.
O Chefe Ferran Adrià, de 45 anos, é conhecido por ser o «alquimista da cozinha», devido à criatividade com que confecciona os pratos, experimentando novas tecnologias e inesperadas texturas e sabores.
Este restaurante é, assumidamente, dedicado a uma cozinha de investigação e vanguarda.
Estamos perante um novo conceito de cozinha que, pelas sensações únicas, vale a pena experimentar.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

domingo, 24 de agosto de 2008

Reggae em Português

No passado dia 8 de Agosto fui ao Café Concerto, em Pombal, onde se encontrava a actuar uma banda reggae de quem nunca tinha ouvido falar, mas que me surpreendeu, pela mensagem e qualidade da música.
Souls of Fire, é uma banda de amigos, do Porto, que começaram a tocar juntos no último dia do ano de 2000. No Verão de 2006 editaram o seu primeiro disco intitulado «Comunicar», projecto que reune alguns dos primeiros temas originais da banda. Têm actuado em vários festivais, incluindo o Festival Sudoeste.
Foi engraçado ter encontrado o vídeo que fizeram no Café Concerto, onde eu apareço de fugida.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Notícias do mundo animal

URSINHO DE PELUCHE MATA 2,5 MIL TRUTAS

Notícia bizarra! Não bastava os homens andarem a matar-se uns aos outros, agora até os brinquedos viram serial killers.
Acredite ou não, parece que o urso assassino, que na altura vestia uma capa de chuva amarela, foi o causador da morte de 2.500 trutas, nos Estados Unidos.
Funcionários do Departamento de Caça e Pesca disseram que o urso caiu no tanque dos peixes e obstruiu o sistema de drenagem.
Resultado, as trutas morreram sufocadas, com falta de oxigénio.
O director do Departamento teve de tomar medidas preventivas, não fosse outro “inconsciente” ter a mesma ideia.

VACA "CARNÍVORA" COME GALINHAS VIVAS

Que as vacas andam loucas já se sabia, mas que tinham virado carnívoras é novidade!
Uma vaca foi responsável pelo desaparecimento de 48 galinhas em Kolkata, na Índia.
Os donos das galinhas aperceberam-se que o número de aves diminuía todos os dias, mas suspeitaram dos cães da vizinhança. O mistério teve fim quando a vaca foi apanhada dentro do galinheiro, com a boca na botija, ou seja, com a boca nos galináceos.
Ajit Ghosh, dono dos animais, nunca tinha visto algo parecido. "Ficámos chocados ao ver a nossa vaca a comer galinhas vivas. Foi um horror".
O veterinário da região disse que este tipo de comportamento pode ocorrer devido a deficiência de minerais.
Parece irrisório, mas a notícia foi divulgada pela CNN.

BEBEDEIRA COLECTIVA

Da marula, um fruto típico da savana africana, é feito o licor Amarula, com 17% de graduação alcoólica. Este fruto, depois de cair no chão, começa a fermentar, levando à produção de álcool.
Até aqui, tudo bem. A situação piora quando os animais das redondezas, atraídos pelo seu aroma e sabor, o consomem sem limites. Disto resulta uma grande bebedeira colectiva, como se pode ver no vídeo!

Quem quer comprar, quem quer comprar... a Lua?!

Pode parecer brincadeira, mas é verdade. A Lua está à venda.
O empresário Dennis Hope criou uma imobiliária milionária, que vende lotes da Lua por 25 euros o hectare. Quem comprar esses lotes, receberá como garantia uma Escritura Lunar, um mapa da propriedade (para não se perder por lá), entre outros documentos.
Estas são "terras verdadeiramente sem dono", diz ele. "Nós estamos a fazer exactamente o que os nossos antepassados fizeram quando deixaram o continente europeu e foram para o Novo Mundo."
O lunático projecto começou em 1980, quando o americano foi ao registo de terras de San Francisco e reclamou a propriedade da Lua e de outros planetas, baseando-se no Tratado Espacial, assinado pelos membros da Organização das Nações Unidas em 1967. Conforme o documento, nenhuma nação poderia ser proprietária de corpos celestes. Mas a lei não proibia pessoas físicas ou jurídicas de reclamar para si a posse de planetas ou satélites.
Dennis Hope enviou cartas aos governos dos Estados Unidos da América, da Rússia e à ONU, reivindicando a propriedade do sistema solar. Como ninguém se manifestou, Hope fundou a Embaixada Lunar em Gardnerville, no Estado de Nevada, e iniciou a venda de lotes na Lua.
De acordo com vários sites na internet, o negócio já rendeu mais de seis milhões de dólares (4,4 milhões de euros).
Hope já negociou certificados de propriedade com mais de 300 mil pessoas. Entre os compradores encontram-se estrelas de Hollywood, como Clint Eastwood, Tom Cruise e John Travolta, as cadeias de hotéis Hilton e Marriot (será que querem abrir um hotel na Lua?) e até os ex-presidentes americanos Ronald Reagan e Jimmy Carter.
Quando numa entrevista perguntaram a Dennis Hope se tinha intenção de um dia morar na Lua, ele respondeu: “Pretendo ter uma casa na Lua e outra em Marte, mas não penso em morar lá em tempo integral. Espero continuar como presidente do Governo Galáctico, pois acredito que o meu talento e energia possam ser bem utilizados na Terra, onde eu poderia trabalhar com os processos diplomáticos que serão necessários entre o governo lunar e os governos terrestres.”
Pois é, vai ter muitos processos para resolver… imagine que o terreno lunar comprado por alguém é ocupado e o proprietário pretende apresentar queixa. Aonde se dirigirá, se cada país só tem soberania sobre o seu território e se nenhum país pode reclamar soberania fora da Terra?
Até ao momento nenhum governo reconheceu as vendas de lotes lunares como negócios oficiais, no entanto, a Lua está à venda… Se quiser reservar o seu cantinho, não se atrase!
http://www.lunarlandowner.com/index.html

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Onde estão os hippies?

O termo hippie foi utilizado pela primeira vez em 6 de Setembro de 1965, num artigo de um jornal de São Francisco.
Este termo aplicava-se ao grupo de jovens que contestavam a sociedade, a discriminação das minorias, o poder militar e económico. Eram viajantes românticos, em busca de um ideal. Sonhavam com um mundo onde o Amor e a Paz reinavam, inspirados pelas drogas que lhes libertavam a mente, mas que lhes tiravam a credibilidade. Eram místicos, com um estilo de vida nómada, vivendo em comunhão com a natureza.
Olhavam o mundo do alto das flores, das cores, do psicadelismo. Curtiam e sorriam...
Enquanto outros grupos de jovens lutavam para mudar o mundo, chegando a ser presos, estes rebeldes pacíficos continuavam a mostrar os dedinhos em V e a dizerem Paz e Amor, num distanciamento incalculável da realidade. Numa contestação inócua, como tão bem gostavam os poderosos da época. Tanto era assim, que o próprio governo americano financiou o festival de Woodstock.
No entanto, a imprensa foi perdendo o seu interesse por esta subcultura. Como os hippies tenderam a evitar a publicidade após o espectáculo de Woodstock, surgiu um mito de que o movimento hippie tinha deixado de existir. Mas, ainda hoje podemos encontrá-los em alguns festivais. Na verdade, a filosofia por eles seguida continua a influenciar a forma de pensar, na actualidade.
Uma pesquisa efectuada pela revista Readers Digest concluiu que os ingleses continuam a viver segundo os ideais que marcaram a geração flower power: 82% acredita no ideal "salvar o planeta"; 46% concorda com a frase "faça amor e não a guerra"; 49% é contra as armas nucleares; 35% nunca participaria num conflito armado; 48% acredita que a autoridade deve ser questionada; 47% confessa que se pudesse produziria os seus próprios alimentos; 35% já fumou erva; 70% prefere produtos naturais; 45% gosta de andar descalço; 36% prefere usar cabelo comprido.
Onde estão os hippies? Estão por aí... um pouco em cada um de nós.

domingo, 17 de agosto de 2008

Os Jogos da Vergonha

Quando num destes dias liguei a televisão, deparei-me com uma reportagem um tanto ou quanto cómica. Até pensei que era mais um sketche dos “Gato Fedorento”. Mas não, enganei-me. Tratava-se, realmente, da justificação do atleta português, Marco Fortes, para o facto de ter ficado em 38º lugar no lançamento do peso nos Jogos Olímpicos: «Cheguei à conclusão que de manhã só estou bem na “caminha”. Lançar a esta hora foi muito complicado… no último lançamento as pernas queriam era estar esticadas na cama».
Pensei… devem-se ter enganado na selecção dos atletas!
Se a vida de atleta que este rapaz leva em Portugal lhe permite dar-se ao luxo de só treinar à tarde, então por favor não o voltem a chamar para este tipo de eventos. Coitado do rapaz que só foi lá fazer um frete… É que isto de competir de manhã tem muito que se lhe diga!
Eu também gosto de estar na caminha, mas tenho que me levantar cedo para ir trabalhar para pagar a viagem e estadia de atletas que preferem estar com as perninhas esticadas na cama.
Unbelievable!


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Save Miguel

Há uns anos atrás, a Elsa perdeu-se dos amigos no Festival Sudoeste, em Zambujeira do Mar. Ao chamarem por ela, perto das tendas, obtiveram como resposta um eco de milhares de vozes, que transformaram o «oh Elsa!» no célebre grito de guerra do referido festival.
Agora, é Rob Schneider que anda à procura de Miguel.
Trata-se de uma campanha internacional de marketing e publicidade do Grupo Amorim, intitulada “Save Miguel”, que pretende promover os produtos de cortiça e defender a cortiça natural.
A Corticeira Amorim faz de uma causa ambiental, a sua causa.
Será que alguém se lembrará de fazer uma campanha para ajudar as pequenas empresas que vivem da produção de rolhas de cortiça e que se encontram ameaçadas pelos grandes empresários que as querem absorver?!...
Na verdade, é inegável que os sobreiros têm um valor incalculável. Conseguem absorver grandes quantidades de CO2 por ano. Esta árvore tem uma vida média de 170 anos, o que quer dizer que ao protegê-la, estaremos a proteger 170 anos de absorção de CO2.
Quanto à cortiça, é uma matéria 100% renovável e ao ser reciclada produz quatro vezes menos poluição que outros tipos de material usados para selar os vinhos.
Esta é uma causa ambiental a apoiar.



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Guerra dos Sexos

Em 1997, numa das minhas guerras literárias com um amigo que se manifestava machista, resolvi escrever o seguinte texto que o deixou KO. Se alguém me quiser dar luta, está à vontade:

Encontramo-nos no ano de 2999.
O Mundo é governado pelas Mulheres.
Porquê?
Porque o Homem descansou à sombra da bananeira!
Quis fazer da Mulher uma escrava, dando-lhe todas as tarefas que lhe eram desagradáveis, inclusive, obrigando-a a resolver os problemas mais complexos, vivendo, assim, numa ociosidade física e mental.
A única coisa capaz de fazer era tentar encontrar desculpas lógicas para explicar a sua ânsia de dominação. Mas, porque a palavra não é uma finalidade (de palavras está o mundo cheio!), e esperava-se algo mais dele do que apenas estar inserido no topo da escala hierárquica, a sua ignorância levou-o, em plena inconsciência, a fornecer todas as armas necessárias à evolução flagrante da espécie mais espantosa que surgiu à face da terra – A MULHER.
O Homem deveria ter pensado (mas talvez isso tivesse sido difícil para ele), que os seres vivos sempre lutaram pela vida, implicando a eliminação dos mais fracos e a selecção dos mais aptos.
Como não o fez, devido à sua impotência física e atrofia cerebral, originadas pela vida ociosa que levava, a mulher foi-se exercitando e adquirindo um poder controlador.
Tornou-se capaz de agir sobre a própria hereditariedade, anulando o papel do homem neste campo e criando um ser perfeito, à sua imagem; tinha nas suas mãos a Educação, o que lhe permitiu criar seres inteligentes…
Resumindo, a situação tornou-se tão favorável que foi fácil eliminar o ser mais irrisório que existia à face da Terra.
Desculpem! Cometi um pequeno lapso. O Homem não desapareceu por completo. Graças a uma alma caridosa, hoje em dia ainda subsiste um exemplar desta espécie, embalsamado, no Museu de História Natural.

Estória do Gato e da Lua

Um poema. Uma estória feita de silêncio e de cumplicidade. Luz e sombra, o apelo da noite, a lua como paixão... Esta é a estória de quem tentou tornar o sonho realidade, a estória do gato e da lua.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O peso do fumo

Sir Walter Raleigh, explorador e amante da Rainha Elizabeth I, mais tarde condenado à morte por traição, foi responsável pela introdução do tabaco em Inglaterra. Conta-se que apostou com a Rainha que conseguia pesar o fumo: Primeiro, pegou num charuto inteiro e pesou-o. Em seguida, acendeu-o e fumou-o. Cuidadosamente, foi pondo as cinzas no prato da balança. Quando acabou, acrescentou a beata e pesou tudo. Subtraiu o peso encontrado ao peso original do charuto inteiro. A diferença… era o peso do fumo (in "Smoke", um filme de Wayne Wang).
Acérrimo fumador, na hora da morte pediu para ver o machado que o decapitaria, passou os dedos pela lâmina e exclamou: “Eis um remédio potente e bom para me curar de todas as doenças".

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Real Doll - Sexo com robôs

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a mensagem.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A importância de se chamar “Sete”…

O número sete é o mais impressionante de todos. É considerado o número da perfeição. Povoa a mitologia, a religião, a superstição, e até a história. Desde o dizer supersticioso de que o gato tem sete vidas até às sete maravilhas do mundo, este é o número mais presente no nosso dia-a-dia. A semana tem sete dias, criados em função dos planetas, do Sol e da Lua (Domingo - dia do Sol; Segunda-feira – dia da Lua; Terça-feira – dia de Marte; Quarta-feira, dia de Mercúrio; Quinta-feira – dia de Júpiter; Sexta-feira – dia de Vénus; Sábado – dia de Saturno) e diz-se que Deus criou o mundo em seis dias tendo descansado no sétimo. São sete os chacras, os sacramentos e os pecados capitais que nasceram no Cristianismo (Gula, Luxúria, Avareza, Ira, Inveja, Preguiça e Orgulho). É o número sagrado desde a mais remota antiguidade e está presente em inúmeras histórias populares e lendas. São sete as notas musicais e sete as Artes (Música, Pintura, Escultura, Arquitectura, Literatura, Coreografia e Cinema). O “007” é o sétimo agente com licença para matar. Como não podia deixar de ser, os grandes futebolistas usam nas suas camisolas o número sete ( Luis Figo, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, David Beckham…).
Mas, o que podemos dizer de concreto sobre tão falado número? Que 7 é a combinação do 3 com o 4; o 3, representado por um triângulo, corresponde ao Espírito; o 4, representado por um quadrado, é a Matéria. A conjugação perfeita…
Mas, se entretanto algo correr mal, se surgir algum bicho-de-sete-cabeças, lembre-se que depois da chuva vêm as sete cores do arco-íris!

domingo, 3 de agosto de 2008

Amigo


Ergue os braços no ar
Para o Sol em ti entrar
Permanece firme,
Sem vergar.
Despe-te de mágoas
Limpa do rosto as lágrimas
Que te fazem cegar.
Toca com os dedos os fios de luar
E faz da noite um novo despertar.
Viver, é ir ao fundo e voltar
É cair e levantar.
Ergue os braços no ar...

SPL (1997)

Ser Errante


Habitei no espaço perdido do exílio
E aí formei a minha pátria, o meu lar.
Sem rei nem lei para me governar.
Mas, logo caí no abismo do meu ser,
Profundo,
Solidão.
Caí sobre o mar imenso,
Sem fundo,
Escuridão.
Estendeste-me os braços, para não naufragar
Descobri uma ilha, e aí quis ficar.
Equilíbrio,
Suspensão.
Comecei a amar,
Ilusão.
Os teus braços prendem-me!
Aí não quero ficar.
Voei até ao Sol para me libertar.
Sem asas, deixo-me cair...
No asfalto gelado, olho para o ar.
A Lua tenta-me.
Lanço uma escada de estrelas para lá chegar.
Mas, não é aí que quero ficar.
Volto novamente aos teus braços,
Ao teu leito,
Ao meu Lar.

SPL (1996)

sábado, 2 de agosto de 2008

Os Amantes


Antes,
Amantes
Errantes.

Agora,
Amor
A toda a hora.

Depois,
Partiram
Os dois.

SPL (1996)

Sufoco


Ei! Está aí alguém?
Não...Estou sozinha...
Quanta gente estranha me rodeia!
Quantos surdos, quantos nós me enleiam,
Estou presa, não vêem?
Ei!...Não vale a pena,
Ninguém responde...
Será que olham e não me vêem?
Por favor!...
Não vêem que estou a morrer?
Não percebem que preciso de viver.
MALDITOS! Não me vêem...

SPL (1981)