domingo, 20 de julho de 2008

Celtic Legends

Ontem tive a oportunidade de assistir ao brilhante espectáculo “Celtic Legends”, no Casino de Lisboa. Um espectáculo vibrante e contagiante onde estavam presentes a inconfundível música e dança típica irlandesa, numa coreografia cheia de rigor e sincronismo.
Segundo a tradição, os braços devem permanecer militarmente quietos enquanto as pernas não resistem ao frenético ritmo da música irlandesa.
Este tipo de dança teve a sua origem no século V, tendo sofrido influências dos Celtas, normandos e Ingleses, entre outros.
Surgiu com os camponeses irlandeses que usavam sapatos de sola de madeira para se protegerem do frio e cuja distracção era “brincar com os ritmos” que os soldados faziam no chão.
Com a revolução industrial, o sapateado ganhou novos adeptos. Os operários usavam os sapatos de madeira para se protegerem do chão muito quente das fábricas. Durante os intervalos de trabalho, brincavam com os pés, criando sons diversos.
Quem quer que veja este tipo de espectáculo não consegue ficar indiferente. Os ritmos contagiam-nos e as melodias elevam-nos o espírito... Divinal!

1 comentário:

...a metade... disse...

O que gostaria muito de ter visto ontem teria sido leonard Cohen... mas não meti mãos à obra....