sábado, 30 de agosto de 2008

Cozinha é alquimia, é feitiçaria

Dizem que cozinhar é alquimia, uma espécie de feitiçaria onde os ingredientes são pensados, quantificados e combinados entre si e temperados com sentimento. Assim, quem come pode experimentar sensações mágicas e inesquecíveis, de prazer ou desconforto. A comida tem a capacidade única de nos transportar para momentos distantes, de nos apresentar culturas, de matar saudades, de apaziguar corações…
Pois é, hoje apeteceu-me falar de gastronomia e do melhor restaurante do mundo. El Bulli fica aqui mesmo ao lado, em Espanha, a poucos quilómetros da localidade de Roses.
Mas não pense que é fácil conseguir mesa neste famoso restaurante. Se quiser lá ir, terá de esperar pelo menos um ano, devido à grande lista de espera e por só estar aberto de Abril a Setembro. Só são atendidos 45 clientes por dia, devido à dificuldade de elaboração de cada prato.
O Chefe Ferran Adrià, de 45 anos, é conhecido por ser o «alquimista da cozinha», devido à criatividade com que confecciona os pratos, experimentando novas tecnologias e inesperadas texturas e sabores.
Este restaurante é, assumidamente, dedicado a uma cozinha de investigação e vanguarda.
Estamos perante um novo conceito de cozinha que, pelas sensações únicas, vale a pena experimentar.

Sem comentários: