terça-feira, 30 de setembro de 2008

O ritual do Chá

THEE (Holanda), THÉ (França), TEA (Inglaterra), HERBATA (Polónia), TE (Suécia), ÇAY (Turquia), CHA (China/Japão), TEE (Alemanha), (Itália), CHÁ (Portugal) (Espanha) CHAI (Rússia).
Diz a lenda que, em 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, preocupado com as epidemias que devastavam o Império, decretou um edital que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem.
Certo dia, quando o imperador passeava pelos seus jardins, pediu aos seus servidores que lhe fervessem água, enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava que a água arrefecesse, algumas folhas vindas de uns arbustos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. A partir desse momento ficou adepto do chá, induzindo o seu gosto ao seu povo.
Na China, chama-se CHA DAO à arte de preparar o chá. Quando bebem chá, os chineses apreciam primeiro o seu aroma... Agradecem o chá batendo o dedo 3 vezes na mesa. As chávenas são colocadas em círculo e servem-se todas de uma só vez... até meio. Os chineses acreditam que o resto da chávena é cheio com a amizade e o afecto...
No Japão, a cerimónia do chá é conhecida como CHADO e assenta em 4 princípios: Harmonia (WA), Respeito (KEI), Pureza (SEI) e Tranquilidade (JYAKU). A cerimónia ocorre numa casa de chá, em bambu ou madeira, CHASHITSU, rodeada por um jardim de plantas verdejantes. Para manifestar respeito pelo TEISHU, nome dado a quem serve o chá, roda-se a tigela para a direita antes de começar a beber e novamente para a esquerda depois de se terminar o chá. O lado da tigela que o TEISHU nos ofereceu para beber é o melhor, no entanto, deve ser recusado mostrando que não somos suficientemente bons para beber por aí...
Nalgumas zonas da Rússia usam três bules colocados uns em cima dos outros, para manter o chá quente.
O bule do meio, geralmente, contém chá preto forte. Em cima é colocado o mais pequeno, com uma infusão de ervas ou menta e no maior, que fica por baixo, é colocada água quente.
No Médio Oriente bebe-se, habitualmente, chá de menta, que é visto como a bebida da hospitalidade. Pelas suas propriedades digestivas é também utilizado no final das refeições. A tradição dita que não se deve beber mais do que três copos de chá: o primeiro é doce como a vida, o segundo forte como o amor, e o terceiro amargo como a morte.
O famoso chá das 5 é uma tradição britânica, introduzida na Corte Inglesa pela Rainha Catarina de Bragança. O chá preto é o mais utilizado em detrimento do chá verde, e é acompanhado com leite e scones.
O chá não é apenas uma bebida. Constitui uma arte ritual e espiritual - é uma atitude, um momento de prazer, de repouso, de intimidade entre amigos, de harmonia com a natureza.

Sem comentários: